Sábado, 9 de Janeiro de 2010

 

A Rádio Nacional de Espanha (RNE) 5 apresenta, com o apoio do Instituto Camões, um programa que “pretende dar a conhecer o Fado junto do público espanhol”, realizado por um crítico musical e um médico psiquiatra.
 
Daniel Pinto Lopes
 
Com uma duração de cerca de cinco minutos, o programa quer, de acordo com a página da emissora na Internet, “mostrar o Fado a uma audiência espanhola cada vez mais receptiva, a julgar pelo êxito que os músicos portugueses alcançam em vários concertos” realizados em Espanha. A emissora destaca ainda a “história” do fado e a sua “actual projecção internacional”.
 
De acordo com a mesma fonte, "El Fado” (“O Fado”) é um espaço “que aproxima um pouco mais dois países que ainda têm de percorrer aquela pequena distância para se conhecerem e amar”.
 
O programa, que conta com o apoio do Instituto Camões, é dirigido pelo crítico musical  e jornalista Miguel Ángel Fernández e o médico psiquiatra Ángel García Prieto, co-autores do livro 'El Fado, desde Lisboa a la vida', “dedicado à música lisboeta por excelência e escrito por autores espanhóis”.
 
A apresentação do livro, recorde-se, teve lugar no Museu do Fado, em Lisboa, em Abril de 2007, e no Teatro Jovellanos de Gijón (Astúrias), em Maio do mesmo ano, com a presença de Mariza.


publicado por Expressões Lusitanas às 15:18 | link do post | comentar