Sábado, 16 de Janeiro de 2010

 

O presidente da câmara municipal de Ourém, Paulo Fonseca (PS), sustenta que o turismo religioso "não tem sido olhado com a atenção que merece", destacando que "falta empenho das autoridades nacionais" para um "fenómeno" que traz "visibilidade" ao país.

 

Daniel Pinto Lopes (enviado especial à BTL)

 

O edil de Ourém afirma ao Expressões Lusitanas que Fátima é uma das "melhores montras em termos de turismo religioso que existe no mundo inteiro", constituindo um "contributo forte para a promoção turística, da fé e para o desenvolvimento económico, enquanto gerador de emprego e de riqueza".

 

O autarca sublinha que tem vindo a faltar "empenho" por parte das autoridades nacionais para o fenómeno do turismo religioso, que traz "visibilidade" e faz "promoção" do país "no seu todo".

 

Paulo Fonseca destaca a visita que o Papa Bento XVI vai realizar em Fátima, cidade na qual o edil afirma que há "um conjunto concreto de projectos".

 

"O objectivo consiste em subir mais um degrau nesta escada de qualidade, de modernidade, da capacidade de seduzir, para que seja possível, por um lado, promover economicamente o país e a região, mas, por outro lado, dar um contributo sério para a difusão da palavra da fé", diz.

 

O presidente da câmara de Ourém adianta ainda que tem apresentado reivindicações "exequíveis" junto do gabinete do primeiro-ministro. A curto prazo, Paulo Fonseca pretende concretizar um "conjunto de acções de recepção" e desenvolver, em paralelo e num cenário de maior longevidade e global, o "horizonte de 2017 no centenário das aparições".

 

"É preciso que haja um corredor pedonal - que pode vir a ser chamado "Os Caminhos de Fátima" - para que os peregrinos possam circular com apoio e segurança, podendo vir a ser consolidado como um elemento fundamental na peregrinação propriamente dita", exemplifica.

 

Paulo Fonseca falava à margem da cerimónia de anúncio da cidade organizadora do III Congresso Ibero-Americano de Destinos Religiosos 2011, cuja escolha este ano recaiu para Bogotá, na Colômbia. Recorde-se que em 2009 o referido congresso teve lugar em Fátima.



publicado por Expressões Lusitanas às 17:16 | link do post | comentar