Quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2010

 

O Expressões Lusitanas apresenta hoje aos seus leitores o logótipo oficial do jornal e "refresca" a página, representando, desta forma, o anúncio da novidade que tem estado em contagem decrescente até às 22:00 do dia de hoje.

 

Expressões Lusitanas

 

O logótipo do Expressões Lusitanas serve para que a "imagem do jornal 'online' comece a ser reconhecida e prestigiada junto dos leitores e das fontes com as quais é desenvolvido trabalho", afirma o fundador do projecto.

 

"É um passo em frente na consolidação e no amadurecimento do Expressões Lusitanas, uma estratégia que tem vindo a ser realizada nos últimos tempos, na qual se inclui, por exemplo, a simplificação do endereço com a atribuição do domínio .com", explica Daniel Pinto Lopes.

 

O desenho do logótipo contou com o trabalho gráfico do 'designer' Nuno Pacheco Silva, que, aliando os conceitos-chave e as ideias que o Expressões Lusitanas pretendia que fossem aplicadas na imagem gráfica, desenhou um logótipo que tenta expressar a filosofia do jornal 'online'.

 

"Partindo do til que, formalmente, é um símbolo ondulado, relacionaram-se alguns aspectos da cultura lusitana. O nosso mar, o oceano Atlântico. A nível da sua utilização em palavras, este remete para sons que determinam a musicalidade da língua portuguesa", refere Nuno Pacheco Silva.

 

O 'designer' explica ainda que, através da tipografia, "pretende-se transmitir a energia lusitana, de tons quentes, lembrando o sol, o calor".

 

"O desenho itálico dos conceitos é próprio de um discurso directo, de uma expressão, de um sentimento, de uma acção", afirma.

O fundador do Expressões Lusitanas acrescenta ainda que o "til" inscrito no interior do quadrado azul é o "símbolo máximo" do logótipo, tendo em conta que "é um sinal diacrítico muito característico da Língua Portuguesa".

 

Paralelamente à apresentação do novo logótipo, o Expressões Lusitanas renova a página do jornal, que teve como fundamento um "refrescar" e uma actualização. A cor branca e o cinzento claro são os denominadores comuns.



publicado por Expressões Lusitanas às 22:00 | link do post | comentar