Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

 

O queijo da Serra da Estrela vai estar em destaque num ciclo anual de feiras que teve início em Penalva do Castelo, distrito de Viseu, na passada semana e se prolonga nas próximas em diversos concelhos do distrito da Guarda.

 

Com Agências

 

São várias as câmaras municipais da zona da Serra da Estrela que continuam a realizar anualmente as tradicionais feiras do queijo de ovelha para a promoção deste produto genuíno, que tem um grande peso económico na região.

 

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela integra, entre outros, os concelhos da Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã, onde, de acordo com fonte da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), existe um efetivo de 100 mil ovelhas.

 

João Madanelo, técnico da ANCOSE, disse à agência Lusa que na região, "em função do efectivo ovino existente, há um potencial produtivo de mil toneladas de queijo de ovelha" produzido a partir de leite de efectivos da raça Serra da Estrela.

 

No fim de semana do Carnaval o queijo também é "rei" nos concelhos de Seia (13 de fevereiro), Celorico da Beira (12, 13 e 14), Gouveia (12 a 16) e Manteigas (16).

 



publicado por Expressões Lusitanas às 01:52 | link do post | comentar