Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2010

 

A organização da eleição das "7 Maravilhas Naturais de Portugal" revelou esta segunda-feira a lista das 77 pré-finalistas da iniciativa, durante a qual cada uma das sete categorias vai ser disputada por 11 locais.

 

Com Agências

 

De acordo com um comunicado da empresa "New 7 Wonders Portugal", a lista foi definida por 77 representantes de todo o país e de várias áreas profissionais, como biologia, sociologia, botânica, jornalismo, engenharia do ambiente ou turismo.

 

A diversidade do conjunto de nomeados a nível geográfico e de categoria, a importância ecológica dos locais, o seu significado histórico e cultural, o estado de conservação da zona e a ausência de intervenções humanas por razões estéticas constituíram os critérios de base para a escolha.

 

A organização explicou que, nesta segunda fase (inicialmente foram selecionadas 323 candidaturas de 270 locais do continente e ilhas), algumas áreas estão nomeadas em mais do que uma das sete categorias - grutas e cavernas, praias e falésias, florestas e matas, grandes relevos, zonas aquáticas não marinhas, zonas protegidas e zonas marinhas.

 

A próxima etapa será a eleição das 21 maravilhas finalistas, uma lista a divulgar a 07 de Março e que terá de incluir pelo menos um candidato de cada região do país (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).

 

Seguir-se-á a votação do público até 07 de Setembro e a realização da cerimónia final no mesmo mês na Lagoa das Sete Cidades, ilha de São Miguel (Açores).

 



publicado por Expressões Lusitanas às 11:59 | link do post | comentar