Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2010

 

 

Maria de Medeiros apresenta o seu trabalho discográfico “Penínsulas & Continentes”, uma “viagem musical intercontinental” entre as Penínsulas Ibérica e Itálica e os continentes americano e africano, que proporciona uma “trama melódica” criada pelas várias línguas interpretadas.

 
Daniel Pinto Lopes
 

“Penínsulas & Continentes” vai ser editado em Portugal no dia 1 de Março, um álbum que retrata uma “viagem musical” entre as duas Penínsulas e os dois continentes retratados.

 

“Das penínsulas latinas da Europa partiram poemas, melodias, talentos, sentimentos. E dos imensos continentes africano e americano chegaram ritmos, dinâmicas, nostalgias, influências. ‘Penínsulas & Continentes’ explora esses ecos mútuos”, explica a editora Universal Music Portugal em comunicado.

 

Desta forma, e de acordo com o mesmo comunicado, “o poema de um trovador medieval de língua valenciana responde a um lamento angolano em kimbundo, que encontra um eco numa balada do compositor português José Afonso, que, por sua vez, parece dialogar directamente com o poeta chileno Victor Jara”.

 

Do mesmo modo, as “canções de resistência cruzam-se com fados africanos e rock brasileiro e espanhol, com composições de Lenine e ‘El último de la fila’”.

 

Este é um álbum que proporciona, para além da música, a criação de uma “trama melódica” por parte das próprias línguas, neste caso o português, o espanhol, o italiano, o inglês, o catalão, ou seja, “as línguas das penínsulas e dos continentes”.

 

O novo disco de Maria de Medeiros conta com a presença do trombonista Itacyr Bocato, o percussionista Rúben Dantas (Brasil) e o violoncelista espanhol Manuel Martinez del Fresno.

 

Maria de Medeiros nasceu em Lisboa e é filha do compositor António Victorino d’Almeida e da jornalista Armanda Saint-Maurice.

 



publicado por Expressões Lusitanas às 16:13 | link do post | comentar