Sábado, 20 de Fevereiro de 2010

 

ÁUDIO da reportagem:

 

O programa “Cuidado com a Língua” regressa ao horário nobre da RTP1 a partir de 1 de Março. A apresentação continua a cargo de Diogo Infante, que, em cada magazine, traz um convidado e novas curiosidades.

 
Daniel Pinto Lopes
 

A apresentação dos novos 13 programas vai contar novamente com o actual director do Teatro Nacional D. Maria II, Diogo Infante. A locução vai continuar a ser feita pela jornalista Maria Flor Pedroso.

 

O director de programas da RTP, José Fragoso, salienta ao Expressões Lusitanas que “Cuidado com a Língua!” é um conteúdo “muito relevante” para a estação pública e que a presença em ‘prime-trime” na RTP 1 faz com que tenha uma “exposição muito significativa”.

 

José Fragoso sublinha ainda o carácter de importância do programa nas grelhas dos canais internacionais da RTP, tendo em conta que os espectadores que vivem fora de Portugal sentem “de uma maneira diferente” a língua, a história, o património e a gastronomia portuguesas.

 

“Em muitos pontos do globo vamos encontrar portugueses e muita gente que, não sendo portuguesa, tem curiosidade pela língua e por aprender o português”, esclarece José Fragoso.

 

O actor Diogo Infante explica ao Expressões Lusitanas que os principais desafios colocados nesta nova temporada prendem-se com a continuidade de “um ritmo de comunicação" que "permita dialogar" com os novos convidados, responsáveis por trazer a “novidade” e uma “situação nova” que possibilite “explorar do ponto de visto linguístico”.

 

“Tenho sempre de me adaptar e enquadrar nas novas situações que a própria narrativa vai construindo e esse é sempre um desafio”, elucida.

 

Questionado sobre se aprendeu com a nova temporada de “Cuidado com a Língua!”, Diogo Infante refere que “há coisas que ficam naturalmente”, mas confessa que “podia aprender mais”.

 

Numa próxima série do programa a ir para o ar no último trimestre do ano, o director de programas da RTP adianta que vão haver rubricas focadas no acordo ortográfico e nas “polémicas que está a levantar”, bem como sobre as “curiosidades e dúvidas que possam existir sobre a utilização de muitas palavras”.

 

“Cuidado com a Língua!” tem a autoria do responsável do sítio na Internet Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, José Mário Costa.

 



publicado por Expressões Lusitanas às 13:25 | link do post | comentar