Terça-feira, 13 de Abril de 2010

 

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, assinala o Dia Mundial da Voz com um rastreio de voz gratuito, que se realiza até esta sexta-feira, 16 de Abril, dia em que se celebra a efeméride. O rastreio destina-se a profissionais e à população em geral.

 

Daniel Pinto Lopes

 

O rastreio da voz é gratuito e sujeito a marcação prévia e realiza-se no Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

 

O objectivo principal da iniciativa consiste em “diagnosticar precocemente e prevenir as doenças da voz”, lê-se na página na Internet da unidade hospitalar.

 

O rastreio decorre entre as 8:30 e as 13:00 mediante a realização de um inquérito (história clínica), observação por otorrinolaringologista, terapeuta da fala e psicóloga.

 

No final é entregue um relatório com a descrição das eventuais alterações e orientação terapêutica.

 

O Dia Mundial da Voz foi comemorado pela primeira vez em 2003, por sugestão do professor de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Lisboa Mário Andrea, na primeira reunião da Sociedade Europeia de Laringologia, à qual presidiu, pode ainda ler-se na página oficial do Hospital de Santa Maria.



publicado por Expressões Lusitanas às 17:52 | link do post | comentar