Sábado, 17 de Abril de 2010

Créditos fotográficos: Expressões Lusitanas

 

O poeta português vai estar na segunda-feira, 19 de Abril, em Pádua, Itália, para assistir à inauguração da Cátedra Manuel Alegre, destinada ao estudo da Língua, Literatura e Cultura Portuguesas, instituída pela universidade local.

 

Expressões Lusitanas

 

O autor de "O Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua", o seu mais recente livro, publicado há menos de um mês pela editora Dom Quixote, vai, em primeiro lugar, deslocar-se hoje à Universidade Roma Tre para participar num encontro com estudantes, informa a editora em comunicado.

 

A inauguração da Cátedra Manuel Alegre acontece dois dias depois, na segunda-feira, 19 de Abril, numa cerimónia que conta com a presença das autoridades académicas, diplomáticas e municipais.

 

Os promotores da Cátedra Manuel Alegre, instituída no Departamento de Românicas da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Pádua e que vem selar uma colaboração de mais de trinta anos com o Instituto Camões, justificam a escolha do "poeta e romancista, político e intelectual de topo do Portugal contemporâneo" numa breve apresentação da obra de Manuel Alegre.

 

"Sem nunca renunciar ao empenhamento político, explora num registo de contínua e forte originalidade áreas temáticas universais, como a da errância, já que 'todos somos exilados de Florença', na esteira da grande tradição libertária filiada em Portugal na 'lusitana antiga liberdade', de Luiz Vaz de Camões, particularmente cara também ao lema da Universidade de Pádua: Universa Universis Patavina Libertas (Liberdade de Pádua, Universal e para todos)", detalham as publicações Dom Quixote no mesmo comunicado.

 

Na terça-feira, 20 de Abril, o poeta português estará na Universidade Ca' Foscari, em Veneza, para um encontro internacional de poesia contemporânea.

 

O regresso a Portugal está agendado para quarta-feira, 21 de Abril.

 

Notícias relacionadas:

A infância e essência de Manuel Alegre em livro



publicado por Expressões Lusitanas às 09:59 | link do post | comentar