Sábado, 17 de Abril de 2010

Castelo do Ródão, em Vila Velha de Ródão


O Geopark Naturtejo organiza este domingo, 18 de Abril, seis visitas temáticas a alguns monumentos da região da Beira Baixa dinamizadas por geólogos e por técnicos especializados. A iniciativa assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

 

Daniel Pinto Lopes

 

As visitas guiadas necessitam de marcação prévia gratuita, destinam-se ao público em geral e têm a duração de cerca de uma hora, informa a Naturtejo em comunicado.

 

Em Castelo Branco, a visita temática decorre na Sé Catedral, pelas 11:00. Em Idanha-a-Nova, a acção será realizada na Igreja Matriz, pelas 15:00.

 

No Município de Nisa, a visita vai ter lugar no Conhal do Arneiro, uma antiga exploração mineira de ouro, com início marcado para as 15:00.

 

No Município de Oleiros, mais precisamente na aldeia de Álvaro, serão visitadas as Capelas da Misericórdia e de Nossa Senhora da Nazaré e a Igreja Matriz, também pelas 15:00.

 

O município de Proença-a-Nova também se junta a iniciativa, no qual será visitada a Conheira de Sobral Fernando-Foz do Cobrão, uma antiga exploração mineira, pelas 10:00.

 

Em Vila Velha de Ródão, os monumentos seleccionados são o Castelo do Ródão e a Igreja de Nossa Senhora do Castelo, cuja visita terá início às 10:00, com o apoio da Associação de Estudos do Alto Tejo.

 

As seis visitas são organizadas pelo Geopark Naturejo em conjunto com os seis municípios do seu território. “As pedras dos nossos monumentos – contextos culturais da paisagem” é o nome atribuído à iniciativa.



publicado por Expressões Lusitanas às 15:41 | link do post | comentar