Sábado, 1 de Maio de 2010

 

O Lpod é a “arma” com que os Homens da Luta vão lançar a sua música. Não se trata de um álbum no formato tradicional em disco, mas de um leitor de mp3, cujo desenho é uma guitarra cruzada com um megafone, equipamento característico do colectivo.

 

Daniel Pinto Lopes

 

“A Cantiga É Uma Arma!” é o nome do primeiro álbum dos Homens da Luta e reúne 14 temas “revolucionários” que os dois elementos do colectivo, Neto e Falâncio, foram pesquisar “ao mais tradicional dos cancioneiros revolucionários portugueses”, tais como José Afonso ou Fausto, explica Neto ao Expressões Lusitanas.

 

Para além das canções dos Homens da Luta, o Lpod dispõe de 2GB livres para os “camaradas” que pretendem ter também "a música de que gostam".

 

O Lpod consiste num pequeno leitor de mp3 com a forma de uma guitarra cruzada com um megafone e pintado de vermelho e amarelo. Vai estar à venda a partir de hoje, 1 de Maio, Dia do Trabalhador.

 

“Infelizmente não o podemos dar, porque, se assim fosse, também entrávamos na bancarrota”, ironiza Neto, ao som da guitarra dedilhada por Falâncio.

 

Neto refere ainda que o Lpod é “o leitor mp3 mais barato de Portugal” e quem encontrar outro semelhante a um preço inferior os Homens da Luta “pagam a diferença”.

 

O colectivo “revolucionário” sente-se orgulhoso por ser “pioneiro” a adoptar este formato, que, “se resultar bem”, pode “funcionar com outros artistas”.

 

Trata-se, assim, de um “passo essencial” e um “manifesto” dos Homens da Luta, que, através das canções e do formato do Lpod, demonstra a “essência” do colectivo – “a liberdade”.

 

Para a composição dos 14 temas incluídos no Lpod, Neto e Falâncio juntaram-se a oito músicos. O megafone de um e a guitarra do outro convergem com instrumentos populares, como o acordeão, as caixas de ritmo e outros de percussão tradicional portuguesa.

 

A indumentária não foi esquecida. Os oito músicos vestem roupas tradicionais e de várias profissões do “povo”.

 

E é, precisamente, o “povo” o sujeito principal do tema de estreia do álbum “A Cantiga É Uma Arma!” – “E o Povo, pá?” [excerto do tema disponível no início da notícia].



publicado por Expressões Lusitanas às 08:02 | link do post | comentar