Quarta-feira, 19 de Maio de 2010

 

Os OqueStrada desvendaram o último dos três “Segredos de Portugal”, que vão estar presentes na actuação da banda de Almada no Rock in Rio. “Cavalinho D’Strada” é composto por cinco músicos de diferentes bandas filarmónicas.


Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

A revelação teve lugar no coreto do Jardim da Estrela, em Lisboa, onde o “Cavalinho D’Strada” interpretou o tema ‘Oxalá Te Veja’.

 

Depois de terem apresentado os “Fadistas de Garra” e os “Anónima Nuvolari”, os OqueStrada deram a conhecer um novo grupo composto por cinco músicos de diferentes bandas filarmónicas – o “Cavalinho D´Strada”.

 

“Em Portugal, o ‘cavalinho’ era uma espécie de filarmónica em miniatura e uma orquestra portátil. Desde o início, os OqueStrada se intitularam banda de bolso e, por isso, há aqui uma ligação”, explica ao Expressões Lusitanas a vocalista dos OqueStrada, Marta Miranda.

 

Do “Cavalinho D’Strada” fazem parte o Maestro Alessandro Federico (clarinete e ex-membro da Orquestra Tito Banda Filarmónica de Roma, Itália), Gil Gonçalves (tuba e ex-membro da Filarmónica de Samora Correia), Kiko Amorim (trombone e ex-membro da Filarmónica de S. Pedro de Sintra), Sandro Manuel (trompete e ex-membro da Filarmónica do Cartaxo) e Hugo Fontainho (tarola e ex-membro da Filarmónica de S. Pedro de Sintra).

 

Ao longo do percurso dos OqueStrada, as sociedades filarmónicas estiveram presentes no imaginário do grupo, pelo que ainda ensaiam na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.

 

O contacto com as bandas filarmónicas permitiu o conhecimento de vários músicos. Alguns deles formam agora o “Cavalinho d’Strada”, constituído de propósito para o concerto no Rock in Rio.

 

“Não é propriamente uma banda. Convidámos alguns músicos que conhecemos para formarem um ‘cavalinho’. Sempre foi um desejo antigo e vai agora ser concretizado para o Rock in Rio”, detalha Marta Miranda.

 

Os OqueStrada sobem ao palco Sunset do Rock in Rio esta sexta-feira, 21 de Maio.



publicado por Expressões Lusitanas às 16:29 | link do post | comentar