Sábado, 29 de Maio de 2010

 

A Alemanha sagrou-se a vencedora do 55º Festival Eurovisão da Canção, que este ano se realizou em Oslo, capital da Noruega. A canção “Satellite”, interpretada por Lena Meyer-Landrut, de 19 anos, foi a mais votada. Portugal ficou em 18º lugar.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Em 2011, o Festival Eurovisão da Canção vai realizar-se na Alemanha, tendo em conta que a canção que representava este país foi a mais votada, somando 246 pontos.

 

Esta foi a segunda vitória da Alemanha no festival, após o primeiro triunfo registado na edição de 1982.

 

Portugal foi representado por Filipa Azevedo, com o tema “Há Dias Assim”, da autoria do jornalista da SIC Augusto Madureira.

 

A participação portuguesa arrecadou 43 pontos, ficando no 18º lugar entre 25 concorrentes, ficando à frente de países, como a Islândia, a Noruega ou o Reino Unido.

 

Na hora dos votos, Portugal atribuiu a pontuação máxima (12 pontos) à canção espanhola “Algo Pequeñito”. Por sua vez, o país vizinho apenas nos concedeu seis pontos. A França, país com forte tradição de emigração portuguesa, deu oito votos à canção lusa.

 

Contados os votos de 39 países, a Alemanha é a vencedora com 246 pontos, seguindo-se a Turquia, com 170 pontos, e, em terceiro lugar, a Roménia, com 162.

 

O 55º Festival Eurovisão da Canção fica marcado por um episódio caricato durante a prestação espanhola no evento.

 

Jimmy Jump, que invadiu um jogo durante o Euro 2004, realizado em Portugal, subiu ao palco e intrometeu-se no meio do cantor espanhol Daniel Diges e dos quatro bailarinos. No final, a Espanha teve de repetir a sua actuação.

 

VÍDEO:




publicado por Expressões Lusitanas às 23:56 | link do post | comentar