Quinta-feira, 10 de Junho de 2010

 

O presidente da República (PR) condecorou no Teatro Municipal de Faro 35 personalidades de vários quadrantes da sociedade portuguesa e duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, hoje celebrado.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Cavaco Silva condecorou 35 personalidades dos vários quadrantes da vida portuguesa, entre professores, médicos, autarcas, radialistas, ex-deputados e ex-ministros do primeiro governo do primeiro-ministro José Sócrates, como Nunes Correia (ex-ministro do Ambiente) e Isabel Pires de Lima (ex-ministra da Cultura).

 

Outras das personalidades condecoradas pelo presidente da República foram a actriz Eunice Muñoz, o alpinista João Garcia, os radialistas Fernando Alves (TSF) e António Sala (RR), o banqueiro João Salgueiro, a escritora Maria Alberta Meneres, o guitarrista José Fontes Rocha, entre outros.

 

O nadador salvador Celestino Ferreira Monteiro, que conseguiu salvar uma vida após a derrocada de uma arriba na praia Maria Luísa (Albufeira) em Agosto do ano passado, foi igualmente condecorado por Cavaco Silva.

 

Ainda entre as personalidades condecoradas destacam-se duas realizadas a título póstumo para a actriz, escritora e compositora Rosa Lobato Faria (Ordem do Infante D. Henrique) e para o fiscalista Saldanha Sanches (Ordem da Liberdade).

 

A Fenacerci e a Fundação Irene Rolo (Tavaria) foram as duas IPSS agraciadas com os títulos de membro honorário da Ordem do Mérito.

 

A sessão solene de condecorações, que assinala a celebração do 10 de Junho, teve lugar este ano no Teatro Municipal de Faro, no Algarve.

 

À cerimónia seguiu-se um almoço com todas as individualidades na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, oferecido pela câmara municipal de Faro.



publicado por Expressões Lusitanas às 15:41 | link do post | comentar