Sexta-feira, 18 de Junho de 2010

 

Para onde quer que se vá, encontram-se sempre portugueses. Pessoas que deixaram o país, mas que, lá fora, tentam manter vivas as referências com Portugal. A RTP arranca hoje com uma série de programas sobre a vida dos portugueses emigrados e a relação que têm com os costumes e estilos de vida do país adoptado. ‘Portugueses Pelo Mundo’ estreia hoje às 21:15 na RTP 1 e RTP Internacional.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

‘Portugueses Pelo Mundo’ mistura um programa documental com um programa de viagens. É desta forma que a RTP define esta nova aposta, que traz histórias de portugueses que adoptaram um outro país para viver e trabalhar, mas que, por consequência, tiveram de se adaptar a novas culturas, cheiros, sabores, clima e amigos.

 

“Em cada programa veremos entre cinco a sete histórias de portugueses que residem algures no planeta. As histórias de cada programa irão entrelaçar-se umas nas outras e serão bem diferentes entre si, baseadas nas características individuais dos entrevistados, nas suas famílias, nos seus amigos, nos seus colegas de trabalho”, explica a RTP em comunicado enviado ao Expressões Lusitanas.

 

O novo programa do canal público procura a realidade de portugueses que, afastados de Portugal por milhares de quilómetros, “continuam a manter alguns costumes portugueses, a comer os mesmos pratos e a dançar as mesmas danças”.

 

Por seu lado, ‘Portugueses Pelo Mundo’ faz, por intermédio do entrevistado, uma visita guiada pelas novas vivências do país adoptado.

 

“Partilhar um passeio por um mercado cheio de gente e produtos; praticar um ritual pagão rodeado de pessoas pouco amigáveis; assistir a um casamento onde os noivos não se conhecem um ao outro; provar e comer um estranho prato típico com ingredientes que nunca pensámos que poderíamos vir a comer são apenas algumas das múltiplas e variadas situações que irão suceder-se em cada uma das emissões”, adianta a RTP.

 

O programa de hoje, que marca a sua estreia, vai ter como pano de fundo a cidade australiana Sidney.



publicado por Expressões Lusitanas às 11:41 | link do post | comentar