Sábado, 19 de Junho de 2010

 

O filme “Ensaio Sobre a Cegueira”, realizado por Fernando Meirelles e inspirado no romance de José Saramago, publicado em 1995, estreia domingo na TVI. A exibição da película surge dois dias após a morte do prémio Nobel da Literatura.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

O filme retrata a história de uma repentina epidemia de cegueira que infecta os habitantes de uma grande cidade, à excepção de uma mulher, que, em segredo, acompanha o marido infectado para o local de quarentena decretado pelas autoridades - um antigo hospital, entretanto abandonado e sem condições.

 

O número de infectados aumenta e o espaço começa a ser cada vez mais exíguo. Com fome e sem qualquer orientação ou apoio, um pequeno grupo toma o controlo do local de quarentena pelo uso da força, submetendo os restantes a humilhações e cometendo actos horrendos.

 

Todo o pesadelo é visto pela mulher que não foi infectada pela epidemia, que, apesar de todas as situações sofríveis, mantém o seu segredo, acompanhando o marido e mais sete desconhecidos.

 

Mais tarde consegue levá-los para fora da quarentena em direcção às inóspitas e deprimentes ruas da cidade. São os vestígios de uma civilização em colapso.

 

A película retrata assim a essência do ser humano em situações limite e as fraquezas do próprio Homem, numa espécie de “salve-se quem puder”, em que o individualismo e o egoísmo imperam.

 

Baseado no romance de José Saramago, publicado em 2005, “Ensaio Sobre a Cegueira” foi realizado pelo brasileiro Fernando Meirelles, vencedor de um Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com “A Cidade de Deus”.

 

A estreia na TVI está marcada para a 00:15 de domingo, 20 de Junho.



publicado por Expressões Lusitanas às 21:51 | link do post | comentar