Quarta-feira, 1 de Abril de 2009

                                 

 

 

Um projecto musical português liderado pelo músico Nuno Gonçalves, dos The Gift, apresenta hoje um álbum que revisita fados interpretados por Amália Rodrigues, à luz da sonoridade pop.

 

Hoje é o nome deste projecto e Nuno Gonçalves assina a escolha do alinhamento, os arranjos e a direcção musical do grupo, que inclui Sónia Tavares (a vocalista dos The Gift), Fernando Ribeiro (líder do grupo de metal Moonspell) e Paulo Praça (ex-Turbo Junkie e Plaza), que agora tem uma carreira a solo.

 

O álbum chama-se "Amália Hoje" e tem nove fados imortalizados por Amália Rodrigues e estará nas lojas no dia 27 de Abril pela mão da La Folie e da Valentim de Carvalho Multimédia, no ano em que se completa uma década da morte da cantora, escreve o jornal gratuito Destak.

 

Nuno Gonçalves, em declarações à Agência Lusa, citada pelo Destak, diz que "o projecto, que define como 'uma pedrada no charco', pretende mostrar que Amália Rodrigues foi uma artista pop como Portugal não voltou a ter mais."

 

"Para esta homenagem, Nuno Gonçalves deixou de fora a guitarra portuguesa e deu sangue novo ao repertório da fadista, recorrendo à guitarra eléctrica, bateria, programações, sintetizadores e a uma formação de orquestra", lê-se na edição "online" do Destak.

 

"Sobre as vozes escolhidas, Nuno Gonçalves explicou que Sónia Tavares, Paulo Praça e Fernando Ribeiro se complementavam no objectivo de evidenciar segurança a cantar, respeito pelas letras e uma interpretação que soasse genuinamente portuguesa", escreve o gratuito, citando a Lusa.

 

"O primeiro 'single' a retirar do álbum será 'Gaivota', com poema de Alexandre O´Neill e música de Alain Oulman, na voz de Sónia Tavares", esclarece o jornal.

 

Nuno Gonçalves "acredita que o álbum tem potencialidade para ser editado também no estrangeiro e pode sobreviver à existência do próprio grupo, criado de propósito para este projecto editorial", escreve o gratuito.

 

O músico não descarta a "hipótese do álbum ser transposto para o palco", conclui o Destak.

 

Fonte da imagem: Google Imagens

 



publicado por Expressões Lusitanas às 23:25 | link do post | comentar