Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

 

Se a diva do fado estivesse viva, Amália Rodrigues completaria hoje, 23 de Julho, 90 anos de idade. Para celebrar a efeméride, a RTP exibe o programa “As Cordas de Amália” (RTP 2) e o filme restaurado e inédito em televisão “Vendaval Maravilhoso” (RTP 1).

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista


Hoje, às 21:00, a RTP 2 estreia o programa ‘As Cordas de Amália’, que retrata as “testemunhas do sucesso de Amália” nas vozes de Raul Nery, Fontes Rocha e Joel Pina, que acompanharam a diva ao longo de vários anos.

 

“Com a fadista pisaram palcos mundo fora. Ouviram os mesmos aplausos. Enfrentaram as mesmas plateias comovidas. Não foram  apenas testemunhas do sucesso de Amália. Foram actores da excepcional história da cantora e das suas conquistas”, explica a RTP em comunicado enviado ao Expressões Lusitanas.

 

Por seu lado, a RTP 1 exibe ‘Vendaval Maravilhoso’, um filme inédito e restaurado. Realizado em Portugal no ano de 1949 por José Leitão de Barros, o elenco é composto por Amália Rodrigues, Barreto Pereira e Paulo Maurício.

 

‘Vendaval Maravilhoso’ expõe a vida “agitada” e “trágica” de Castro Alves e as suas “inclinações sentimentais” até encontrar Eugénia Câmara, o seu “verdadeiro e grande amor”, no decorrer de “um dos maiores acontecimento brasileiros do século XIX” -  a libertação dos escravos, detalha a RTP.



publicado por Expressões Lusitanas às 20:28 | link do post | comentar