Quarta-feira, 4 de Agosto de 2010

Foto: Música no Coração


Arranca hoje a 14ª edição do Festival Sudoeste na Herdade da Casa Branca, perto de Zambujeira do Mar, no Alentejo. A pacífica vila enche-se de gente nova e a praia fica composta no período da tarde, antes de se escutarem os primeiros acordes de mais um dia de concertos. Conheça algumas informações e dicas úteis sugeridas pelo Expressões Lusitanas e pela organização do evento.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Para os mais habituados às lides dos festivais de Verão, a experiência dá lugar a sensações de maior descontracção e conforto.

 

Para os estreantes, o nervosismo antes de se chegar ao festival é substituído pela preocupação constante no seu decorrer. Nada que não seja normal.

 

Antes da partida, questiona-se sobre que tipo de roupa e acessórios levar, quais as condições e segurança no recinto e no campismo.

 

Onde se carrega a bateria do telemóvel e da máquina fotográfica, onde se pode comer e qual o supermercado mais perto, onde fica o multibanco, entre outras, são questões que passam pela cabeça dos mais prevenidos.

 

Alguns recorrem à ajuda dos amigos com quem vão partilhar a experiência de assistir a um festival longe de casa pela primeira vez. Outros recorrem à Internet para lerem experiências de festivaleiros em edições passadas.

 

O Expressões Lusitanas realizou uma pesquisa na Internet e redigiu uma lista não exaustiva: levar roupa prática e fresca (um casaco pode dar jeito para o arrefecimento nocturno), um estojo com os artigos de higiene (champô, sabonete, gel de duche, toalhitas pente, pasta e escova de dentes, produtos íntimos, entre outros), telemóvel (a melhor solução é levar um telemóvel antigo e perdido pela casa) e respectivo carregador, máquina fotográfica simples, alimentação e bebida (muita água), tenda, saco-cama, esponja, almofada, cadeado e artigos de campismo, corta-vento, toalha, calção de banho e chinelos.

 

Lanterna, rolos de papel higiénico, repelente, pomada, protector solar, comprimidos para dores de estômago e de cabeça, algum dinheiro vivo e cartão multibanco, saco do lixo, guarda-chuva e impermeável são outras coisas a fazer parte integrante da lista.

 

Consoante a sua disposição, pode levar alguns objectos que proporcionem o convívio entre os vários elementos do grupo, como uma guitarra ou o simples mas útil baralho de cartas.

 

Na pesquisa que o Expressões Lusitanas fez, é sugerido que se levem preservativos. As temperaturas esperadas para os cinco dias do festival são elevadas. O ambiente alegre, descontraído e o calor podem propiciar momentos mais íntimos, pelo que é necessário estar prevenido.

 

De acordo com a organização, o recinto do festival Sudoeste está sujeito a uma série de regras, tais como a proibição de entrada de vidro, garrafas com tampa, latas, máquinas fotográficas profissionais e de filmar, capacetes e armas ou objectos que possam servir como arma.

 

São permitidas a entrada de comida “(desde que não seja embalada em vidro)”, fogareiros ou equipamentos equivalentes, animais domésticos e cadeiras e mesas, detalha a organização em comunicado enviado ao Expressões Lusitanas.

 

O campismo dispõe de “todas as infra-estruturas necessárias para a maior comodidade”, como “chuveiros, casas de banho, multibanco, posto de primeiros socorros, zonas de alimentação, nadadores salvadores no canal, zona para lavagem de loiça, etc”.

 

A bilheteira do festival vai estar situada à entrada do recinto e funcionará até à 01:00 de 09 de Agosto, um dia após o término do evento.



publicado por Expressões Lusitanas às 11:09 | link do post | comentar