Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

 

A vila de Alenquer é a localidade escolhida pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) para começar o apagão da televisão analógica em Portugal e iniciar as transmissões em formato digital, noticia o Jornal de Negócios

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Com esta experiência, a ANACOM pretende, de acordo com o Negócios, testar a adequação dos consumidores à televisão digital terrestre (TDT) e os possíveis efeitos que o apagão analógico pode ter.

 

O retransmissor instalado no alto da vila de Alenquer vai ser desligado no dia 03 de Fevereiro de 2011 e passará a emitir em sinal digital, pelo que os televisores analógicos vão ser incapazes de por si só descodificar a nova norma televisiva.

 

Porém, não é necessário adquirir um televisor novo, tendo em conta que vão estar disponíveis no mercado descodificadores compatíveis com a TDT. Alguns dos novos televisores em comercialização já são compatíveis com o sinal digital.

 

A TDT é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital, que vai substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).

 

Vários países da Europa, como Espanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Alemanha, já procederam ao apagão analógico e os seus habitantes já têm acesso à TDT.



publicado por Expressões Lusitanas às 19:17 | link do post | comentar

1 comentário:
De sintonizador tdt a 16 de Novembro de 2010 às 23:08
Bem... tem de se começar por algum lado. É pena o atraso que já levamos em relação aos outros países da UE.


Comentar notícia