Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010

 

A vila alentejana do Crato recebe, entre os dias 25 e 28 de Agosto, a 26ª edição da Feira do Artesanato e Gastronomia, agora apelidada Festival do Crato. Tim & Companheiros de Aventura, Amália Hoje, Virgem Suta, OqueStrada, Orelha Negra, Nouvelle Vague ou UB40 são as atracções musicais.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

A vila do Alto Alentejo prepara-se para receber várias bandas nacionais e internacionais da actualidade, dj’s, novo circo, artes de rua e novos talentos locais.

 

No dia de abertura do Festival, 25 de Agosto, o fado será cantado pela voz de Alexandra Martins, seguida de uma homenagem ao Tango de Piazzola, com o projecto Quarteto em Mim.

 

O projecto Amália Hoje actua no mesmo dia às 23:45, com a presença em palco de Sónia Tavares, Fernando Ribeiro, Paulo Praça e Nuno Gonçalves.

 

No segundo dia, celebra-se a “world music”. As hostilidades vão ser abertas pela banda local Six Irish Men, grupo que funde a pop e a ‘folk’. Às 22:30, o palco é dos OqueStrada, seguindo-se, às 23:45, a actuação dos franceses Nouvelle Vague, grupo que vai revisitar vários clássicos ‘indie’ dos anos 80.

 

Liderados pelos compositores Marc Collin e Olivier Libaux, cantados por um naipe de intérpretes, “os Nouvelle Vague vão editar em Setembro dois novos álbuns, um deles cantado inteiramente em português, com versões de temas que marcaram a década de 80 da música nacional. Para tal, muito contribuiu a entrada da cantora luso-descendente Helena Nogueira, que integra a formação da banda desde o final de 2009”, explica a organização ao Expressões Lusitanas.

 

Na sexta-feira, 27 de Agosto, o Festival do Crato inicia-se com o tributo aos Pink Floyd realizado pelos Eclips, seguidos da dupla de Beja Virgem Suta, com concerto marcado para as 22:30.

 

Às 23h45, Tim apresenta o novo espectáculo com os seus Companheiros de Aventura - Mariza, Mário Laginha, Vitorino e Celeste Rodrigues (irmã de Amália Rodrigues) – e juntos vão interpretar temas originais e conhecidas composições de outros autores.

 

Para o dia do encerramento do Festival, sábado, 28 de Agosto, os UB40 deslocam-se ao Crato para “um concerto exclusivo em Portugal”, destaca a organização. O espectáculo tem início marcado para as 22:45.

 

O projecto musical conjunto de Sam The Kid, Dj Cruzfader, Fred Ferreira (bateria), Francisco Rebelo (baixo) e João Gomes (teclas) – Orelha Negra – encerra o cartaz do Festival do Crato, evento que nasceu em 1984.

 

Os Dj’s Nuno K, Rui Vargas e Tiago Miranda (Dezperados) asseguram diariamente o comando da pista após o término dos concertos.



publicado por Expressões Lusitanas às 17:23 | link do post | comentar