Quinta-feira, 9 de Setembro de 2010

 

A cantora brasileira Ivete Sangalou deu um concerto no Madison Square Garden, em Nova Iorque, actuação gravada para futura edição em DVD e CD, que chega a Portugal em Dezembro. O jornal “New York Times” escreveu uma crítica sobre o espectáculo, que custou mais de cinco milhões de dólares.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Ivete Sangalo convidou Nelly Furtado, Juanes, Seu Jorge e o argentino Diego Torres para partilharem o palco do Madison Square Garden, que recebeu uma plateia de cerca de 14.500 pessoas.

 

De acordo com nota enviada pela editora de Ivete Sangalo ao Expressões Lusitanas, o concerto da baiana em Nova Iorque contou com um orçamento superior a cinco milhões de dólares e uma estrutura humana de mais de 800 pessoas.

 

Durante o concerto de gravação do seu quarto DVD, Ivete apresentou os temas mais conhecidos e deu a oportunidade aos presentes de conhecerem algumas músicas inéditas, como o recente tema “Aceleraê”.

 

O jornal New York Times escreveu uma crítica ao espectáculo, referindo que a artista baiana é “incansável no palco, dançando samba em ritmo acelerado com sapatos de salto alto durante três horas”.

 

O mesmo periódico refere ainda o facto de “não ser fácil” para Ivete Sangalo alcançar uma carreira internacional e estar ao lado de outros artistas, como Beyoncé, Madonna e Shakira.

 

“Existe inevitavelmente uma barreira linguística para canções em português”, considera o New York Times.

 

Para além da componente linguística, o jornal destaca ainda a “dificuldade” do ritmo "rápido" e característico do ‘axé’, uma batida que, à excepção dos brasileiros, “poucos conseguem acompanhar”.



publicado por Expressões Lusitanas às 12:55 | link do post | comentar