Sexta-feira, 10 de Setembro de 2010

 

A Rádio Altitude, a emitir em 90,9Mhz a partir da cidade da Guarda, transmite hoje, às 21:30, em simultâneo com a Antena 2, uma peça de teatro radiofónico intitulada “Senhor Henri”, da autoria de Gonçalo M. Tavares e interpretação de José Neves, actor natural da cidade.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

A ideia de a Rádio Altitude transmitir uma peça de teatro radiofónico, formato que caiu em desuso há alguns anos, surgiu de um convite formulado pelo Teatro Municipal da Guarda, numa produção da companhia residente Projéc~ (lê-se Projéctil).

 

“A Rádio associou-se a esta iniciativa, porque, por um lado, prende-se por uma questão de proximidade e, por outro lado, somos parceiros do Teatro, em termos de divulgação e promoção”, explica ao Expressões Lusitanas o director da Rádio Altitude, Rui Isidro.

 

O responsável acrescenta ainda que a emissão de hoje é uma “experiência” e o “reavivar” de algo que “já teve os seus tempos áureos”, rejeitando tratar-se de um formato “antigo” e “ultrapassado”.

 

“Estou curioso e ansioso por saber qual será o retorno e a opinião dos nossos públicos”, diz ao Expressões Lusitanas.

 

A peça chama-se “Senhor Henri” e baseia-se na obra homónima de Gonçalo M. Tavares, autor galardoado com o Prémio José Saramago 2005, o Prémio LER/Millenium BCP 2004, o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores 2007, entre outros.

 

“Senhor Henri” é o segundo livro da colecção “O Bairro”, no qual o autor homenageia, de forma ficcional, vários escritores e pensadores.

 

Hoje, na rádio, a décima produção do projéc~ tem direcção, interpretação e edição sonora de texto pelo actor egitaniense José Neves, sonoplastia de Nuno Veiga e José Neves e gravação e pós-produção áudio de Pedro Costa.

 

“Senhor Henri” vai para o ar na Rádio Altitude e na Antena 2, também parceira da iniciativa, às 21:30.



publicado por Expressões Lusitanas às 13:09 | link do post | comentar