Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010

 

O cantor angolano Matias Damásio vai realizar, esta sexta-feira, um concerto no Coliseu de Lisboa. Para tal convidou vários artistas lusófonos para o acompanhar, tais como Olavo Bilac, Yuri da Cunha, que esteve recentemente a promover a sua música em Portugal, Eduardo Paím, Dog Murras, entre outros.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Matias Damásio iniciou a sua carreira profissional no mundo da música através de vários concursos musicais promovidos em Angola.

 

“Como artista novo, que andava pelos bairros a tocar, vi anúncios na televisão de vários concursos nacionais para novos artistas. Inscrevi-me num primeiro chamado ‘Gala Sexta-Feira’, que ganhei, apesar de ter sido suplente e posteriormente repescado”, explica Matias Damásio em entrevista ao Expressões Lusitanas.

 

O artista angolano participou ainda em outros concursos “muito conhecidos em Angola” até gravar o seu primeiro disco em 2005 intitulado “Vitória”.

 

Três anos depois, em 2008, Matias Damásio dá a conhecer as músicas do seu segundo álbum – “Amor e Festa na Lixeira” -, tendo alcançado o galardão de Disco de Ouro e traduzindo-se num “sinal de reconhecimento”.

 

“Como somos muito conhecidos em Angola, o objectivo passa agora pela internacionalização da minha carreira. Estivemos no Carnaval da Bahia e agora marcamos presença no Coliseu, em Lisboa”, detalha.

 

A passagem pelo Carnaval da Bahia, no Brasil, valeu a Matias Damásio o “Prémio Revelação” e a interpretação de um dos seus temas – “A Outra” – pelo compositor e cantor baiano Edu Casanova durante a gravação de um DVD.

 

Em Portugal, Matias Damásio tem agendado um concerto no Coliseu de Lisboa para esta sexta-feira, 17 de Setembro, durante o qual o cantor angolano irá estar acompanhado no palco por Olavo Bilac, Yuri da Cunha, Eduardo Paím, Dog Murras, Ary, Johnny Ramos e Nelo Carvalho.

 

“[O concerto] vai ser uma homenagem a Angola e aos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] e o expressar de uma mensagem aos portugueses para que fiquem atentos à nossa música”, afirma o artista angolano.

 

Nesta primeira apresentação em Lisboa, Matias Damásio vai estrear em exclusivo o tema “Vim Devolver”, a incluir no próximo trabalho discográfico, ainda sem data de lançamento.

 

O concerto começa às 21:00 e primeira parte do mesmo é assegurada pelo também angolano Calado Show.



publicado por Expressões Lusitanas às 11:50 | link do post | comentar