Quarta-feira, 22 de Setembro de 2010

 

A RTP e a EGEAC/Museu do Fado (Lisboa) apresentam a série ‘Trovas Antigas, Saudade Louca – Histórias do Fado contadas por Carlos do Carmo’, o primeiro documentário audiovisual sobre a história e o património da considerada canção nacional, no âmbito da sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Estreia esta sexta-feira, 24, às 21:00, na RTP 1.

 

Expressões Lusitanas


“Pela voz de Carlos do Carmo, esta série preconiza um conjunto de travessias temáticas pelo universo do fado, reconstruindo, no conjunto dos seis episódios, a dimensão histórica deste fenómeno musical vivo, complexo e plural, cujo percurso se desenhou em diálogo permanente com a cidade que o viu nascer”, explica a RTP em comunicado enviado ao Expressões Lusitanas.

 

O documentário apresenta ainda uma perspectiva da “dimensão histórica” do universo do fado, através do “cruzamento” das suas memórias de aproximadamente 100 anos com as “fontes” e “os resultados de recentes trabalhos de investigação”.

 

Actualmente, o fado prepara o seu reconhecimento pela UNESCO como património cultural imaterial da Humanidade. Desta forma, promove-se o seu estudo, enquanto “prática cultural vivida quotidianamente”, e a sua salvaguarda, enquanto “património intangível nacional e internacionalmente relevantes”.

 

‘Trovas Antigas, Saudade Louca’ é da autoria de Carlos do Carmo, Rui Vieira Nery, José Pracana e Sara Pereira e guião de Rui Vieira Nery. Conta com a realização de Fernando Ávila, edição de Rui Branquinho e produção de Paula Vidal.



publicado por Expressões Lusitanas às 18:18 | link do post | comentar