Quarta-feira, 22 de Setembro de 2010

Foto: Concerto de António Mão de Ferro na Casa do Livro, no Porto

 

O músico António Mão de Ferro apresenta hoje, às 22:30, no Hard Rock Café (Lisboa), o seu primeiro disco a solo intitulado ‘Karma (Train)’. Rui Veloso, Katia Guerreiro e Airto Moreira são os convidados especiais do álbum de estreia. ‘Adeus Amor, Adeus Saudade’ é o tema de avanço.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

António Mão de Ferro nasceu no Porto e a sua relação com a música começou aos 11 anos. Influenciado pelo pai Joaquim Cardoso, membro da banda “Tártaros” (anos 60), a guitarra torna-se no seu instrumento de referência.

 

Os ‘blues’ ganham um espaço “importante” na sua vida musical aos 17 anos, aquando da integração na banda ‘Rithm, Funk, Soul and Blues’, é referido no comunicado enviado ao Expressões Lusitanas pela agência do músico.

 

Um ano mais tarde, aos 18, António Mão de Ferro participa pela primeira vez na gravação de um disco e, posteriormente, integra a ‘Minnemann Blues Band’.

 

Ainda na adolescência, junta-se à banda portuense GNR e, ao lado de Rui Reininho e Toli Machado, grava dois álbums – ‘Popless’ e ‘Lago dos Cisnes’.

O baixista Jerrel Lamar, um dos elementos dos Platters e que tocou com Gino Vanelli, Herbie Hancock e Stevie Ray Vaughan, convida, em 2004, António Mão de Ferro para participar no seu projecto a solo.

Neste sentido, em 2005, grava quatro faixas do projecto do músico norte-americano, onde também participaram Gregg Bissonette, Marcio Montarroyos, Ney Matogrosso e Alcione.

Em 2007, inicia a sua carreira a solo, na qual canta, toca guitarra e compõe e constitui a sua banda. Segue-se a gravação dos seus primeiros temas originais no Estúdio Vale de Lobos, propriedade de Rui Veloso, começando assim a trabalhar no seu disco de estreia, que vê a luz do dia em 2010.

‘Karma (Train)’ consiste numa “viagem de uma vida, onde assumimos de corpo inteiro as nossas alegrias e tristezas, os nossos sentimentos e acções. Vamos falar de vidas e de vivências durante uma viagem que tem múltiplos apeadeiros e múltiplos estados de consciência”, refere António Mão de Ferro, citado no comunicado.

Hoje, às 22:30, o músico portuense vai apresentar este seu álbum de estreia no Hard Rock Café, em Lisboa.



publicado por Expressões Lusitanas às 19:49 | link do post | comentar