Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

Foto: [Esquerda] Director de programas da RTP (José Fragoso) e [direita] Ministra da Cultura (Gabriela Canavilhas)

 

A RTP vai estrear, no decorrer do mês de Outubro, quatro séries de ficção história, no âmbito das comemorações do Centenário da República. A cerimónia decorreu no Teatro Camões, em Lisboa, e contou com a presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.


Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Para actores e equipa técnica, o Verão ficou marcado pela rodagem das quatro séries de ficção histórica centradas nos principais acontecimentos de 1910 e dos primeiros anos da República em Portugal.

 

O formato de cada um dos projectos é o de mini-série de dois episódios, a emitir no decorrer do mês de Outubro na RTP.

 

“Tratam-se de conteúdos para o futuro, retratando um momento muito importante da nossa História – a República – e que têm a marca da RTP”, explica o director de programas do canal público, José Fragoso.

 

De acordo com o responsável, a produção das séries – “República”, “O Segredo de Miguel Zuzarte”, “A Noite do Fim do Mundo” e “Noite Sangrenta” – envolveu um “forte investimento” na área da programação e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Ministério da Cultura e da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

 

Em entrevista exclusiva ao Expressões Lusitanas, a ministra da Cultura sublinha a “importância” desta iniciativa. Gabriela Canavilhas refere ainda que os portugueses desconhecem “muitos detalhes” deste momento histórico.

 

“Séries como esta ajudam-nos a relembrar e até a aprender muito do que foi este processo, sobretudo a narrativa histórica e os seus personagens”, afirma a ministra da Cultura.



publicado por Expressões Lusitanas às 19:10 | link do post | comentar