Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

 

A ministra da Cultura afirma estar a preparar a proposta de revisão da Lei do Cinema, que será apresentada e submetida a votação na Assembleia da República no decorrer das próximas semanas. Gabriela Canavilhas destaca ainda a “raridade” na exibição de seis filmes nacionais nas salas de cinema portuguesas.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

“[Com a nova lei] Pretendemos ir ao encontro das diversas sugestões expostas pelos vários parceiros do sector do cinema”, explica Gabriela Canavilhas durante a apresentação das quatro séries de ficção histórica da RTP, realizadas no âmbito das comemorações do Centenário da República.

 

Porém, a ministra da Cultura não adiantou o teor das medidas incluídas na proposta, tendo em conta que está “receptiva” a novas solicitações.

 

Ainda no decorrer da apresentação, Gabriela Canavilhas destacava o lançamento de uma rede de cinema digital que pretende chegar a todo o país. Até 2013, o objectivo consiste em cobrir 70 salas de “uma rede de equipamento digital”.

 

A ministra da Cultura frisou ainda o caso “raro” e “porventura único” de estarem seis produções portuguesas em exibição nas salas de cinema nacionais – “Contraluz”, Marginais”, “Assalto ao Santa Maria”, “Lisboa Domiciliária”, “O Último Voo do Flamingo” e “Embargo”.



publicado por Expressões Lusitanas às 19:44 | link do post | comentar