Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

 

O espaço LX Factory, em Lisboa, acolheu uma prova de vinhos alentejanos, numa iniciativa desenvolvida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana. De uma forma “relaxada” e “simpática”, pretende-se que os consumidores entrem em contacto com os 61 produtores de vinho alentejano presentes. A animação musical coube aos Virgem Suta.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

O evento ‘Vinhos do Alentejo em Lisboa’ decorreu no LX Factory, na capital portuguesa, nos dias 24 e 25 de Setembro, durante o qual houve várias provas temáticas e conversas sobre vinho alentejano.

 

O objectivo consistia na “criação de um espaço” onde os 61 produtores de vinho alentejano pudessem apresentar os seus produtos aos consumidores.

 

“Pretende-se que, de uma forma relaxada e simpática, o consumidor entre em contacto com quem produz o vinho e que possa aprender alguma coisa sobre o tema”, explica ao Expressões Lusitanas a presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Dora Simões.

 

Com este evento, a entidade quer “manter viva na mente dos consumidores” a existência do vinho do Alentejo. “Se não o promovemos, o vinho alentejano acaba por não ter a importância que hoje em dia tem”, afirma a responsável.

 

Dora Simões considera Lisboa um “mercado importantíssimo”, no qual os seus consumidores “demonstram uma grande apetência” pelo vinho alentejano.

 

Para os produtores, ‘Vinhos do Alentejo em Lisboa’ é visto como a “oportunidade” de o público da capital “provar todo o portfólio de vinhos”, desde os destinados a nichos de mercado ou ao circuito mais comercial.

 

Em 2009, a iniciativa teve lugar no Casino do Estoril e, para servir de “contraponto”, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana escolheu este ano o LX Factory, na zona de Alcântara, em Lisboa, sobretudo pelo tipo de público presente.

 

“É mais conhecedor de vinho, com poder de compra e interessado por marcas. Por seu lado, o espaço em si é bastante movimentado e conta com várias empresas instaladas”, sublinha Dora Simões, que adianta ao Expressões Lusitanas o regresso do evento para o próximo ano, em local ainda por definir.

 

A dupla de Beja - Virgem Suta - foi a convidada musical desta mostra e prova de vinhos alentejanos, tendo em conta a forma como esta bebida alcoólica está “expressa” nas suas músicas.

 

“Há sempre um ambiente que sugere o convívio, brinde e, inevitavelmente, o vinho, o que faz com que as pessoas ligadas a este ramo gostem de nós e façam o convite”, explica Nuno Figueiredo, fazendo referência ao tema “Dança de Balcão”, que salienta as “virtudes do vinho”.



publicado por Expressões Lusitanas às 20:48 | link do post | comentar

2 comentários:
De Pedro a 28 de Setembro de 2010 às 10:21
Bom dia,

O Expressões Lusitanas está novamente em destaque nos Blogs do SAPO, em http://blogs.sapo.pt

Boa continuação!

Pedro


De Expressões Lusitanas a 28 de Setembro de 2010 às 12:45
Bom dia, Pedro,

Obrigado, uma vez mais, pelo destaque na página dos Blogs do SAPO!!

Continuação de um bom dia,
Daniel


Comentar notícia