Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010

Créditos fotográficos: Agência Zero


A Câmara Municipal de Lisboa e a organização do Rock in Rio assinaram hoje o protocolo que prevê a realização do evento em 2012 no Parque da Bela Vista. No decorrer da cerimónia, vários moradores protestaram de forma pacífica.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

A cerimónia decorreu junto ao pórtico do Parque da Bela Vista, em Lisboa. Moradores do bairro contíguo a este espaço de lazer aproveitaram para expressar o seu descontentamento.

 

“Os moradores não têm opinião” e “isto é uma palhaçada” foram algumas das frases proferidas por residentes no decorrer da cerimónia.

 

“[Durante o Rock in Rio] Temos de levar durante a noite com barulho e música. Há aqui gente doente e acamada. Isto não pode ser”, protestava um morador.

 

A contestação levou a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, dizer, durante a sua intervenção, que “é preciso ouvir as pessoas”.

 

O protocolo, hoje assinado, estipula a disponibilização do Parque da Bela Vista à organização do festival de música e isenta-a de licenças camarárias, mediante obrigações associadas.

 

“A substituição da vedação do Parque da Bela Vista e a construção de uma ciclovia entre a Bela Vista e as Olaias vão ser as principais contrapartidas”, detalha o vereador do Ambiente Urbano, José Sá Fernandes.

 

Por seu lado, o presidente da autarquia lisboeta preferiu sublinhar a “importância” que o Rock in Rio representa para a cidade e para o país. António Costa destaca ainda a “ajuda” proporcionada pelo festival para que os lisboetas “descobrissem” ou a “redescobrissem” o Parque da Bela Vista.

 

Após um período que o edil apelidou de “incerteza”, está agora assegurado que o Rock in Rio “veio para ficar”. Desta forma, a vice-presidente do Rock in Rio adianta que “não há a intenção” de o festival abandonar a capital portuguesa.

 

“Após dez anos, o Rock in Rio regressa ao Rio de Janeiro muito mais maduro, fruto das edições realizadas em Lisboa”, detalha Roberta Medina.

 

Em 2012, no âmbito da assinatura do protocolo, Lisboa acolhe a quinta edição do festival de música e entretenimento.



publicado por Expressões Lusitanas às 20:18 | link do post | comentar