Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

 

A Rádio Comercial conseguiu aguentar o segundo lugar da tabela das rádios mais ouvidas em Portugal, depois de no trimestre anterior ter destronado a Renascença desta posição. Apesar de líder, a RFM continua a perder audiência.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Os resultados das audiências de rádio do segundo trimestre de este ano foram ontem revelados pela Marktest no seu estudo Bareme Rádio.

 

O indicador mais importante na análise das audiências trimestrais de rádio é a Audiência Acumulada de Véspera (AAV). Calculado sobre a véspera, apresenta a percentagem de indivíduos que escutaram uma estação no período de um dia, independentemente do tempo despendido.

 

A RFM continua a ser a rádio mais ouvida em Portugal, apesar da tendência decrescente verificável nos últimos trimestres. A Rádio do grupo r/com tem 13,4 de AAV, o que representa uma descida de 0,3% em relação ao segundo trimestre de este ano.

 

Logo a seguir está a Comercial com 9,2 de AAV, o mesmo resultado do que no anterior estudo. Em terceiro lugar está a Renascença, que não conseguiu recuperar da queda de posição. A emissora católica portuguesa perdeu agora 0,3%.

 

Houve mexidas no quarto lugar. A Cidade FM (4,5% AAV, descendo 0,5%) cede esta posição à Antena 1. A rádio do grupo RTP sobe cinco pontos percentuais nas audiências do terceiro trimestre do ano (4,9%).

 

A TSF subiu 0,4%, passando dos 4,1% para os actuais 4,5%. A rádio informativa do grupo Controlinveste assegura assim o sexto lugar.

 

A M80, emissora que mais subiu nos primeiros meses do ano, fruto da passagem para uma maior rede de emissores, manteve a sua audiência em 4,1%.

 

Em oitavo e nono lugares estão a Antena 3 e a Mega Hits, respectivamente. A primeira sobe 0,2% e tem uma audiência de 2,9%. Já a segunda perde terreno ao descer 0,3% para os 2,7%.

 

Mais abaixo está a recente emissora do grupo r/com – a Rádio Sim – que desce 0,1% em relação ao trimestre anterior, fixando-se nos 0,8% de audiência.

 

Em termos de grupos de rádio, a r/com (Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio Sim) continua a liderar o meio com 23,8%, apesar da queda de 1,2%. Segue-se a Media Capital Rádios (Comercial, Cidade FM, Best Rock, Romântica FM, M80, Mix FM, Rádio Clube Português e MFM) com 18% (desce 0,7%).

 

Os restantes dois grupos são os únicos que registam uma subida na audiência. A RDP (Antenas 1, 2 e 3) sobe 0,3% e fixa-se nos 7,8%. Por seu lado, a TSF sobe 0,4% para os 4,5%.



publicado por Expressões Lusitanas às 13:04 | link do post | comentar