Sábado, 23 de Outubro de 2010

 

“Raiz da Alma” é o título do espectáculo que o músico angolano Paulo Flores vai apresentar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e na Casa da Música, no Porto. Em palco podem ser ouvidos os temas do artista e clássicos da música angolana dos anos 60 e 70.

 

Expressões Lusitanas

 

“Ex-Combatentes” foi o espectáculo que Paulo Flores apresentou o ano passado em Portugal e onde o artista “sintetizava” as experiências de vida ao longo da sua vasta carreira, refere a promotora do espectáculo em comunicado enviado ao Expressões Lusitanas.

 

Um ano depois, Paulo Flores regressa a Lisboa e ao Porto com o novo espectáculo “Raiz da Alma”, no qual o artista procura as “palavras” e as “melodias”, o “pensamento”, as “novas estéticas” e “os conteúdos” de uma “lembrança literária recente visual” e “auditiva”, que permite “reconstruir as afinidades alicerçadas na memória que vai sendo apagada na sociedade moderna”.

 

Neste concerto, Paulo Flores revisita o semba tradicional de Angola, “em busca dos seus segmentos rítmicos originais”, pode ainda ler-se no mesmo comunicado.

 

O espectáculo vai ter vários instrumentos em palco, como os violões e as percussões tradicionais, tais como a puita, dikanza, mukindo, hungo e batuques.

 

Em “Raiz de Alma” vão ser interpretados os temas de Paulo Flores e clássicos da música de Angola dos anos 60 e 70. Entre os compositores contemplados estão David Zé, Sabu Guimarães, Rosita de Palma ou Ana Maria de Mascarenhas.

 

O Centro Cultural de Belém vai receber Paulo Flores no dia 24 de Outubro, às 21:00. Mais tarde, a 26, às 21:30, é a vez da Casa da Música, no Porto, acolher o artista angolano.



publicado por Expressões Lusitanas às 12:13 | link do post | comentar