Terça-feira, 9 de Novembro de 2010

 

O livro “Leite Derramado” valeu a Chico Buarque a atribuição do Prémio Portugal Telecom de Literatura. O anúncio foi feito esta segunda-feira em São Paulo, no Brasil, numa cerimónia que contou com uma homenagem a José Saramago.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Na oitava edição do prémio, o júri votou em nove das dez obras nomeadas, uma vez que o livro “Caím”, da autoria de José Saramago, foi retirado, a pedido da Fundação Saramago e da Companhia das Letras, a editora do Nobel da Literatura no Brasil.

 

Em comunicado enviado ao Expressões Lusitanas, a Portugal Telecom (PT) justifica que tal decisão permitiu que fossem “reconhecidos” outros autores de Língua Portuguesa.

 

Contados os votos, “Leite Derramado”, do compositor, dramaturgo e romancista brasileiro Chico Buarque, foi o vencedor.

 

Em segundo lugar ficou “Outra Vida”, de Rodrigo Lacerda, e em terceiro “Lar”, da autoria do poeta carioca Armando Freitas Filho.

 

“Leite Derramado” é o quarto romance de Chico Buarque e narra a história de um homem já velho, que, estando num hospital, “relata a sua vida para quem quiser ouvir”.

 

“A mão firme do escritor não escorrega um minuto e monta um verdadeiro quebra-cabeças, com pedaços de memória espalhados em mais de 200 páginas. A primeira linha narrativa é a história do narrador, Eulálio d’Assumpção, com a sua mulher Matilde, que, a certa altura do livro, desaparece com a sua cor morena, o seu cheiro, a sua dança, a sua beleza e o seu mistério”, detalha a PT no mesmo comunicado.

 

O pano de fundo de “Leite Derramado” é o Brasil do Império, da República, da ditadura militar e dos nossos dias, englobando os “tempos da escravatura” e do “universo da corrupção”.

 

A cerimónia de entrega do galardão teve lugar em São Paulo (Brasil) na segunda-feira e contou com uma homenagem “especial” a José Saramago. A mulher do escritor, Pilar Del Rio, e a sua amiga e escritora brasileira, Nélida Piñon, marcaram presença.

 

O Prémio Portugal Telecom de Literatura tem como objectivo distinguir as obras escritas em Língua Portuguesa e publicadas no Brasil.



publicado por Expressões Lusitanas às 21:54 | link do post | comentar