Quarta-feira, 15 de Abril de 2009

  

 

A literatura, o cinema e as artes plásticas portuguesas vão estar a partir deste mês em grande destaque em Espanha.

 
Até ao final do ano, um calendário de 50 eventos promete mostrar a cultura portuguesa no país vizinho.
 
O calendário foi terça-feira apresentado pelo embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro de Mendonça e Moura.
 
A cultura é um veículo "absolutamente determinante" para consolidar a imagem de Portugal em Espanha e como "alavanca" para o sucesso das empresas e dos empresários portugueses no país, afirmou Álvaro de Mendonça e Moura.
 
O embaixador português em Madrid defendeu mais esforços para consolidar a presença cultural portuguesa no espaço espanhol, nomeadamente através de exposições de grande relevo e que cheguem ao grande público.
 
“A cultura é, junto da economia, absolutamente determinante. E é uma alavanca para a própria economia, uma forma de adquirir uma imagem mais positiva, que é também condição para o sucesso económico", salientou.
 
Mendonça e Moura desafiou os agentes culturais portugueses a olharem cada vez mais para Espanha, apostando sempre “no fortalecimento da imagem” de Portugal no país vizinho.
 
O diplomata português declarou-se totalmente empenhado num projecto antigo, que consiste na criação de um espaço permanente de Portugal em Madrid.
 
"É uma ideia estratégica para Portugal. Estamos em contactos para analisar esta possibilidade", referiu.
 
Entre os vários eventos previstos no calendário apresentado, destaque para a 7ª edição da Mostra Portuguesa, consolidada como a principal montra da cultura portuguesa em Espanha, para o aumento da participação portuguesa no PhotoEspaña e para a Feira do Livro de Valladolid, na qual Portugal assume o lugar de país convidado.
 
Fontes: Meia Hora, JN e Lusa
Fonte da imagem: Google Imagens


publicado por Expressões Lusitanas às 23:12 | link do post | comentar