Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010

DSC_6608.jpg

Concerto de Tony Carreira no Pavilhão Atlântico vai ser transmitido pela RTP 1


Entretenimento, cinema e transmissão de concertos são os ingredientes centrais da programação da RTP 1 durante a época de Natal e da passagem de ano. Antevendo já 2011, o orçamento da estação vai ser “inferior” em relação a 2010.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

A RTP volta a apostar na transmissão do tradicional circo de Natal, mais concretamente do circo Victor Hugo Cardinali, em Lisboa. Catarina Furtado vai ser a apresentadora e parte activa em alguns dos números do espectáculo. Os alunos da Operação Triunfo e as cantoras Marta Peneda e Anabela vão ser responsáveis pela componente musical.

 

Ainda no âmbito do entretenimento, os programas “Quem Quer Ser Milionário”, “Preço Certo”, “Carrega no Botão” e “Dá-me Música” vão ter emissões especiais e “adaptam-se” a esta época do ano, introduzindo, por seu lado, “elementos de diferença”, afirma o director de programação da RTP, José Fragoso.

 

No cinema, vários vão ser os filmes a exibir, cada um destinado a dois tipos de público – “miúdos e graúdos”. Alguns deles são estreia e outros são meras reposições. “102 Dálmatas”, “Toy Story 1” e “Toy Story 2”, “Vicky Cristina Barcelona”, “Monsters”, “Apocalypto”, “Get Smart”, “As Crónicas de Nárnia”, “À Procura de Nemo”, “Os Incríveis”, “Pearl Harbour” e “Armageddon” compõem o cartaz de cinema do primeiro canal da RTP.

 

Cinco são o total de concertos a exibir nesta data festiva. Trio Odemira, Fernando Tordo, Maria da Fé, Tony Carreira e Carlos do Carmo (a cantar Frank Sinatra) são os artistas contemplados.

 

Para a noite da passagem de ano, a RTP decidiu optar por “algo diferente”. “Vamos fazer uma gala sobre as outras galas” e com “ligações” aos programas a serem transmitidos à mesma hora pela concorrência, como o “Ídolos” (SIC) e a “Casa dos Segredos” (TVI), adianta José Fragoso.

 

O programa de humor vai ser previamente gravado e conta com a presença de vários humoristas, tais como Bruno Nogueira, Maria Rueff, Ana Bola, Maria Vieira, António Machado, Herman José, Eduardo Madeira, Joaquim Monchique, Marina Mota, Carlos Cunha, Manuel João Vieira, entre outros.

 

Durante este período festivo, alguns programas de informação vão ser interrompidos, como são os casos de “Pós e Contras”, “Corredor do Poder” e “Grande Entrevista”.

 

Para 2011, o orçamento definido para a RTP vai ser “inferior”. O director de programação do canal público contorna as questões dos jornalistas, referindo que “não vale a pena fazer comparações ou falar sobre orçamentos”, desde que os mesmos “sejam cumpridos”. Acrescenta ainda que, apesar das várias vicissitudes, o canal público vai consumar “sem dificuldades” os compromissos com seus os telespectadores.



publicado por Expressões Lusitanas às 19:58 | link do post | comentar