Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2011

 

Monte da Virgem (Vila Nova de Gaia) / Google

 

A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) anunciou esta terça-feira, 04 de Janeiro, que o sinal analógico de televisão vai começar a ser parcialmente desligado a partir de Janeiro do próximo ano. A 26 de Abril de 2012 será feito o chamado apagão analógico, pelo que necessita de ter um televisor compatível com a norma da Televisão Digital Terrestre (TDT) ou um descodificador de sinal.

 

Expressões Lusitanas

Com Lusa

 

De acordo com o regulador, a primeira fase da cessação das emissões analógicas terrestres de televisão - o apelidado 'switch off' - começa a 12 de Janeiro  de 2012 para os emissores e retransmissores "que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental".

 

A segunda fase acontecerá a partir de 22 de Março do próximo ano e dirige-se às regiões autónomas da Madeira e Açores.

 

A terceira fase, a 26 de Abril, será a final e abrigará os emissores e transmissores restantes.

 

Antes do início destas datas, o 'switch off' será feito em três zonas piloto para "afinar os procedimentos de preparação da cessação das emissões analógicas terrestres em todo o território, minimizando os riscos associados  a tal operação", explica a Anacom em comunicado.

 

A substituição do sinal nestas zonas piloto começa a 12 de Maio deste ano em Alenquer, seguindo-se o Cacém, a 16 de Junho, e terminando com a Nazaré, a 13 de Outubro.

 

Nestas três regiões, a operação envolverá as instituições do poder local e outras entidades locais relevantes para que o processo "decorra nas melhores condições".

 

A Anacom adianta ainda que vai avançar com uma campanha de sensibilização  da população sobre o desligamento da televisão analógica, apesar do sinal digital já cobrir cerca de 87 por cento da população portuguesa.

 

 



publicado por Expressões Lusitanas às 17:50 | link do post | comentar