Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2011

 

Da esquerda para a direita: Isabel Figueira, Francisco Mendes e Catarina Limão (equipa Top +)


‘Top +’ e ‘Só Visto’ apresentam-se em 2011 com um novo cenário e uma nova imagem gráfica. Maior interactividade com os espectadores via Facebook, mais reportagens, lançamentos de novas rubricas e passatempos são alguns dos eixos centrais característicos da mudança. Ambos os programas vão ser gravados no mesmo estúdio, mediante o recurso a um cenário “camaleão”.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Para além do Telejornal, ‘Top +’ é um dos programas mais antigos na televisão portuguesa, estando perto de completar 20 anos de emissões e entra em 2011 com cara lavada. Tal facto deixa os seus apresentadores “satisfeitos”.

 

“A renovação do programa é importante para a música portuguesa”, considerava Isabel Figueira, hoje, em conferência de imprensa.

 

Dos actuais 60/70 minutos de duração, o programa vai passar a ocupar 90 minutos fixos na grelha da RTP 1. “Tal permite ter três actuações ao vivo por programa e público a assistir”, explicava o director de programas da RTP, José Fragoso.

 

As bandas e intérpretes presentes na edição de este sábado são os Deolinda, João Pedro Pais e Os Golpes.

 

Outra das novidades consiste na divulgação semanal do ‘top’ digital, feito por uma empresa externa, através do qual “é possível acompanhar as vendas de conteúdos musicais na Internet, através dos ‘downloads’ legais”, adianta o responsável.

 

Uma maior interactividade nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, é outra das apostas do novo ‘Top +’. “Vamos estar mais presentes neste mundo e estabelecer relações com os mais jovens”, afirma ainda José Fragoso.

 

Os novos talentos da música portuguesa e as bandas de garagem vão ter uma “porta aberta” no novo formato do programa. A RTP vai ainda realizar a cobertura de eventos musicais, como os festivais de Verão.

 

A dupla de apresentadores mantém-se - Isabel Figueira e Francisco Mendes – e as reportagens vão continuar a estar a cargo de Catarina Limão e Luís Oliveira.

 

Entretanto, vai ser lançado um “desafio nacional” para co-apresentadores do programa. Os respectivos detalhes ainda não foram divulgados.

 

Por seu lado, ‘Só Visto’ pretende estar nos bastidores e junto dos protagonistas e vai manter a presença de um convidado especial, mas fora do estúdio. “Tanto pode estar no café, no eléctrico ou em outros locais”, adianta José Fragoso.

 

O convidado da estreia da nova imagem do programa, a ir para o ar este domingo, 09 de Janeiro, é Fernando Alvim. A apresentadora Marta Leite e Castro conduziu a conversa com o radialista no Jardim Zoológico de Lisboa.

 

Ambos os programas vão ser gravados no mesmo estúdio, dada a versatilidade do ‘décor’ desenhado para o efeito. Confrontado pelos jornalistas sobre os custos do investimento, José Fragoso escusou-se a falar em números. Contudo, garante que o custo inicial é amortizado com o número de programas. “Em dois anos conseguimos rentabilizar o investimento”, assevera.

 



publicado por Expressões Lusitanas às 19:51 | link do post | comentar