Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2011

Rui Veloso é um dos padrinhos do projecto


A RTP anunciou esta terça-feira a criação de um novo projecto dirigido ao universo musical de língua portuguesa. Com data de estreia marcada para 07 de Março, o novo canal vai ser financiado por receitas próprias, nomeadamente pela publicidade e distribuição.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

O RTP Música poderá ser visto no cabo e na Internet e está vocacionado para os espectadores de uma faixa etária entre os 10 e os 34 anos.

 

Focado na música produzida no mundo lusófono, o RTP Música vai “deixar de fora” o ‘jazz’ e a música clássica, pelo facto de o novo canal não estar “formatado” para tal, refere o director do projecto ao Expressões Lusitanas, à margem de apresentação dos novos projectos da RTP para 2011, que teve esta terça-feira lugar no Palácio Foz, em Lisboa.

 

Os critérios na escolha dos artistas assentam na “qualidade” e no “talento”. “À partida não excluímos nada, mas tal pode acontecer”, afirma ainda Jaime Fernandes.

 

A nova aposta do grupo RTP pretende também estimular o aparecimento de novos grupos e autores, dinamizar a produção de ‘videoclips’ e promover a divulgação de acontecimentos musicais (concertos, festivais, entre outros).

 

O novo canal não está abrangido pelo contrato de concessão do serviço público e, portanto, terá de se auto-financiar e obter receitas próprias, “através da publicidade e da distribuição”.

 

Rui Veloso é um dos padrinhos do projecto e, em declarações ao Expressões Lusitanas, diz tratar-se da “melhor oportunidade” para a música portuguesa nos “últimos 15 anos”.

 

“É uma boa ideia e vamos ver como se substancia. Infelizmente, estou habituado a ver em Portugal muito boas ideias a aparecer e logo depois a desaparecer”, aponta.

 

Rui Veloso acrescenta ainda que esta iniciativa se devia expandir ao meio rádio, algo que assevera ter já proposto aos responsáveis da RTP.

 

Respondendo ao repto de Rui Veloso, o administrador do grupo público, Guilherme Costa, afirma ao Expressões Lusitanas que qualquer iniciativa “inovadora” e “bem sucedida” tem “inevitavelmente” efeitos sobre os canais e antenas generalistas já instaladas. Por outro lado, mostra-se mais cauteloso, ao referir que não se deve “antecipar” ou “replicar” iguais modelos.

 

A estreia do canal está agendada para 07 de Março, dia em que se comemora o 54º aniversário da RTP. “De olho na música portuguesa” é o lema da nova estação de televisão.

 



publicado por Expressões Lusitanas às 19:51 | link do post | comentar