Sábado, 22 de Janeiro de 2011

 

 

A emissora do grupo Media Capital consolida a sua posição no segundo lugar das rádios mais ouvidas em Portugal. A Rádio Renascença, que até há bem pouco tempo ocupava este posto, continua a tendência de descida. Por seu lado, a RFM continua a ser rádio preferida da maioria dos portugueses.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Os resultados das audiências de rádio do quarto trimestre de 2010 foram revelados na semana passada pela Marktest no seu estudo Bareme Rádio.

 

O indicador mais importante na análise das audiências trimestrais de rádio é a Audiência Acumulada de Véspera (AAV). Calculado sobre a véspera, apresenta a percentagem de indivíduos que escutaram uma estação no período de um dia, independentemente do tempo despendido.

 

A RFM mantém a liderança e a sua audiência não sofre alterações. A rádio do grupo r/com tem 13,4% de AAV, o mesmo valor obtido no terceiro trimestre do ano passado.

 

Em segundo lugar está a Rádio Comercial com 9,5% de AVV. Sobe 0,3% desde o estudo anterior, realizado nos meses de Julho, Agosto e Setembro de 2010.

 

A Rádio Renascença surge na terceira posição e mantém a tendência decrescente dos últimos meses, factor que a retirou da vice-liderança. A RR apresenta uma AAV de 8,1%, menos 0,1% do que no último estudo da Marktest.

 

A TSF (4,6% de AAV) ultrapassa a Antena 1, uma das emissoras que mais perdeu neste estudo. Desceu 0,5% para os actuais 4,4% de AAV.

 

Em sexto e sétimo lugares estão, respectivamente, a M80 (4,2% AAV) e a Cidade FM (4,1%). A emissora dedicada aos êxitos dos anos 70, 80 e 90 vem subindo a pouco e pouco nas audiências, mas desta vez teve a ajuda da colega Cidade FM (ambas pertencem ao grupo Media Capital), que desceu 0,4%.

 

Mais abaixo está a Antena 3, que subiu 0,3%, passando dos anteriores 2,9% para os actuais 3,2%. Segue-se, em nono lugar, a Mega Hits, com 2,2% (perdeu 0,5% de audiência).

 

Já no fundo da tabela está a Rádio Sim, emissora do grupo r/com focada num público-alvo acima dos 55 anos de idade. Logrou 0,9% de AVV, 0,1% mais do que na vaga anterior.

 

Em termos de grupos de rádio, a r/com (Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio Sim) lidera o meio com 23,8% AAV (o mesmo valor registado no terceiro trimestre de 2010). Segue-se a Media Capital Rádios (Comercial, Cidade FM, Best Rock, M80, Mix FM e Star FM) com 17,6% de AAV (perde 0,4).

 

A RDP (Antenas 1, 2 e 3) mantém no total o mesmo valor de audiência (7,8% de AAV), que, apesar da descida da Antena 1, beneficia da subida das Antenas 2 e 3. Já a TSF sobe 0,1% para os 4,6% de AAV.

 

 



publicado por Expressões Lusitanas às 21:17 | link do post | comentar