Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011

 

Alguns dos ‘chefs’ compareceram na apresentação do novo programa da RTP 1

 

O sector do turismo é considerado essencial para a economia portuguesa. A gastronomia é uma parte integrante e um elemento “diferenciador” do nosso país. O novo programa da RTP 1 “Chefs” permite dar visibilidade a “um conjunto de talentos” e à “qualidade” dos nossos produtos. Estreia domingo, 30 de Janeiro, às 12:30.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

“Muitos autores dizem que o século XXI é o da alimentação. Nunca se falou tanto da alimentação como agora e é uma preocupação dos governos, nutricionistas, escolas e também mediática”, disse José Santos, da iniciativa Prove Portugal, promovida pelo Turismo de Portugal.

 

A diversidade dos produtos alimentares “distingue-nos” a nível mundial. Todavia, “não basta ter um bom produto”, pelo que é “essencial trabalhá-lo” e sobretudo “comunicá-lo”.

 

“As pessoas têm de saber a riqueza da nossa culinária. Hoje quase todos os países competem neste campo”, afirmou ainda José Santos.

 

Produzido pela Mandala para a RTP 1, o programa “Chefs” vai revelar a vida, o percurso e o perfil de alguns dos ‘chefs’ portugueses. As actuais tendências culinárias e o dia-a-dia de quem trabalha em alta cozinha são os ingredientes centrais da série de dez episódios, com uma duração de 20 minutos cada.

 

Cada programa conta com a presença de um convidado mistério, para quem os ‘chefs’ têm de preparar um prato inspirado nos seus alimentos preferidos. Apenas no final o ‘chef’ sabe para quem cozinhou e ouve os comentários sobre a sua criação culinária.

 

“Estamos a dar visibilidade a um conjunto de talentos e vamos conhecer a magia e arte dos ‘chefs’ durante a preparação de uma refeição”, afirmou o director de programas da RTP 1, José Fragoso.

 

Os ‘chefs’ Justa Nobre, Vítor Sobral, José Avillez, Fausto Airoldi, Leonel Pereira, José Cordeiro, Miguel Castro e Silva, Albano Lourenço, Bertílio Gomes e Luís Baena vão cozinhar para José Carlos Malato, Margarida Pinto Correia, Joana Vasconcelos, Mariza, Simone de Oliveira, Sílvia Alberto, Ana Brito e Cunha, Guida Maria, Rita Ferro e Nicolau Breyner, respectivamente.

 

Peixe-galo com jardineira de marisco e legumes e borrego com puré de batata e maçã com noz moscada são alguns dos pratos confeccionados.

 

 



publicado por Expressões Lusitanas às 19:52 | link do post | comentar