Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011

 

 

A RTP emitiu hoje, 21 de Janeiro, um comunicado onde informa que três das 24 canções a concurso para o Festival da Canção não cumprem dois pressupostos do regulamento.

 

Daniel Pinto Lopes

Jornalista

 

Os temas “Amor Cruzado”, de Miguel Gizzas, “Por Ti”, de António José Silva, e “Um Sinal”, de Bettershell foram desclassificados por não cumprirem as clausulas 8 e 9 do regulamento do Festival da Canção.

 

A premissa número 8 refere que as canções propostas “terão de ser obrigatoriamente originais e inéditas”, “não podendo por isso terem sido, em qualquer circunstância, comercializadas ou apresentadas em público”.

 

Por seu lado, a clausula número 9 estipula que, caso se comprove o referido na alínea anterior, a canção será “imediatamente” excluída em qualquer fase do concurso, “podendo ou não (dependendo da fase) ser substituída pela canção classificada imediatamente a seguir”.

 

A RTP explica por que optou por desclassificar as canções automaticamente. “Não pode haver substituição, porque não foi criado um ranking na escolha das 24 canções. O júri escolheu apenas 24 entre 407. Situação só prevista no caso das 12 canções finalistas,  podendo então substituir-se uma canção irregular por outra que esteja no ranking das mais votadas na votação online”, explica a estação de televisão no comunicado enviado ao Expressões Lusitanas.

 

Estão disponíveis para votação ‘online’ 21 canções, das quais serão apurados 12 temas finalistas. A votação termina no dia 27 de Janeiro.

 



publicado por Expressões Lusitanas às 17:47 | link do post | comentar