Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011

 

Créditos fotográficos: Ricardo Oliveira, GPM

 

O ministério da Cultura atribuiu terça-feira, 15 Fevereiro, a Medalha de Mérito Cultural ao compositor e maestro Pedro Osório, 74 anos, pelo seu contributo para a música portuguesa.


Expressões Lusitanas

Com Lusa

 

A condecoração foi entregue a Pedro Osório pelas mãos da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, numa cerimónia que teve lugar no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, e na qual foram apresentados vários projectos para a área da cultura. Marcaram presença o primeiro-ministro, José Sócrates, vários autarcas, responsáveis de organismos públicos e artistas de várias áreas.

 

"Pedro Osório, a quem o país deve 40 anos de profissionalismo, talento, entrega, alegrias, cumplicidades e tanto mais, a quem o país deve muito do que é hoje a sua linguagem musical contemporânea, foi o apoio e rampa de lançamento de tantos artistas", salientou a ministra com a pasta da Cultura.

 

Gabriela Canavilhas agradeceu também o contributo do maestro e compositor na criação da base programática do “Portugal Music Export”, agência para a internacionalização da música portuguesa, iniciativa lançada oficialmente no CCB.

 

Nascido no Porto, em 1939, Pedro Osório estudou piano e engenharia mecânica, mas posteriormente decidiu seguir a carreira de músico profissional, quando ainda estava a terminar o curso de engenharia.

 

 



publicado por Expressões Lusitanas às 16:20 | link do post | comentar