Quinta-feira, 30 de Abril de 2009

                                                      

 

A artista plástica Madalena Matoso é a vencedora do Prémio Nacional de Ilustração, que viu assim distinguido o trabalho realizado no livro infantil ‘A Charada da Bicharada’, da escritora Alice Vieira.
 
Com texto de Alice Vieira e edição da Texto Editores, a obra foi avaliada num conjunto de 147 candidaturas, de 40 editoras, num total de 81 ilustradores.
 

Madalena Matoso, que também venceu o prémio de melhor ilustração para livro infantil do Festival de BD (Banda Desenhada) da Amadora 2008, conta que foi convidada para este trabalho pelo director de arte da Leya, Jorge Silva, e que ao longo do processo de criação/produção não sentiu necessidade de falar com a autora do texto, Alice Vieira.

 

“Penso que ela não quis interferir. Como se tivesse deixado um espaço em branco para eu preencher. A única regra era a de que o animal que o texto falava estivesse lá, mas não fosse a imagem principal. Foi um trabalho muito livre. Uma espécie de jogo muito interessante para uma ilustradora”, explicou a artista plástica ao jornal diário ‘Público’.

 
Esta é a 13.ª edição do prémio, atribuído pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e pela Associação Portuguesa para a Promoção da Literatura Infantil e Juvenil, que escolheu ainda, como menções honrosas (1500€ para a presença na Feira Internacional de Bolonha), as obras de Bernardo Carvalho, “És mesmo tu?” (texto de Isabel Minhós Martins, Planeta Tangerina) e de Paulo Galindro, “O Cuquedo” (texto de Clara Cunha, Livros Horizonte).
 
Fonte: Meia Hora e Público
Fonte da imagem: Público

Tags: ,

publicado por Expressões Lusitanas às 17:42 | link do post | comentar