Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

                                        

 

A candidatura do fado à convenção da UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial "deverá ser apresentada durante o primeiro semestre de 2010", disse, na passada semana, a gestora do Museu do Fado, Sara Pereira. *

 

"Desde 2005 que estamos a trabalhar na preparação da candidatura, aguardando agora a publicação, pelo Governo, da portaria que regulamenta a apresentação e formalização do processo. Saída esta portaria, apresentaremos a candidatura à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura)", explicou.
 
Em declarações à Lusa, a gestora do Museu do Fado afirmou que a partir de Outubro inicia-se um plano editorial que inclui a reedição "de algumas das fontes fundamentais para a história do fado".
 
Entre essas fontes documentais, Sara Pereira referiu a edição facsimilada de "O fado, canção de vencidos", de Luís Moita (1937), "e a resposta de Vítor Machado".
 
No plano editorial, está ainda prevista a publicação do Catálogo da Discografia de Fado entre 1902 e 1926, um estudo da equipa de investigadores do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, coordenada por Salwa el-Shwan Castelo-Branco, com um estudo prévio de Pedro Félix.
 
Uma selecção das várias entrevistas feitas a "figuras marcantes" da história do fado será editada em Dezembro de 2010.
 
Estas entrevistas foram iniciadas em 2005 pela equipa coordenada por Salwa Castelo-Branco e a publicação contará com "notas de apresentação do Conselho Consultivo do Fado".
 
Quanto a fontes sonoras, está prevista a reedição de CD de gravações históricas de 1940 a 1960 "sob a chancela da candidatura".

 

Ler a notícia na íntegra AQUI
* com Jornal de Notícias

Tags: ,

publicado por Expressões Lusitanas às 18:57 | link do post | comentar