Sexta-feira, 6 de Novembro de 2009

                      

 

Músicos portugueses e espanhóis participam hoje num concerto de homenagem aos 80 anos do nascimento de Zeca Afonso, organizado pela associação “A Gentalha do Pichel” de Santiago de Compostela (Galiza, Espanha).

 
O concerto “Traz um amigo também” vai contar com a participação de vários músicos que partilharam palcos com a voz mais famosa da canção de intervenção portuguesa, entre eles Xico de Carinho, que tocará com o seu grupo Na Virada, Luis Almeida, Juan Guitián, Arturo Regueira e Antom Labranha.
 
Participam ainda os músicos Uxía Senlle, José Pumar, e Benedito de Voces Ceibes.
 
Eduardo Maragoto, da associação que promove o concerto, explica que se trata de mais uma iniciativa no âmbito de encontros “entre a Galiza e os demais países de língua lusófona”.
 
Maragoto explicou ainda que a associação galega tem vindo a colaborar cada vez mais com a Associação José Afonso, no intuito de “actualizar a vida e a obra do Zeca” que “sempre manteve uma relação especial com a Galiza e com a luta antifascista, dos dois lados do rio Minho”.
 
Foi aliás em Santiago de Compostela, na praça do Burgo das Nações, onde Zeca cantou em público pela primeira vez, a 10 de Maio de 1972, a sua canção mais mediática, “Grândola Vila Morena”
 
“O Zeca estava muito vinculado à Galiza e muito comprometido com a causa galega”, disse Maragoto, que explicou que o músico incorporou vários temas tradicionais desta região espanhola no seu reportório.

 

*com Destak



publicado por Expressões Lusitanas às 12:41 | link do post | comentar