Quinta-feira, 11 de Março de 2010

 

ÁUDIO da REPORTAGEM:

 

Rita Guerra regressa aos originais com “Luar”, um disco “declaradamente acústico” e “intimista”, ocupando o primeiro lugar na tabela de vendas nacional desde a semana de lançamento oficial. “Eu Só Quero” é o tema de estreia.

 
Daniel Pinto Lopes
 

Rita Guerra lança o seu novo trabalho discográfico – ‘Luar’ –, que vem suceder ao último disco de originais “Sentimento”, lançado em 2007.

 

O tema de estreia é um original de Gabriela Schaff, ‘Eu Só Quero’, interpretado no Festival RTP da Canção em 1979. A música ficou na memória de Rita Guerra, que “sempre” teve o “desejo” de a poder interpretar.

 

“Houve outros temas que a Gabriela Schaff gravou e que fizeram esquecer um pouco este, mas, pelo contrário, fiquei sempre com a canção na memória. Dos vários temas que ela gravou e que se tornaram bem conhecidos, este foi aquele de que mais gostava”, explica Rita Guerra ao Expressões Lusitanas.

 

A artista refere ainda que a letra de ‘Eu Só Quero’ é “muito envolvente” e a própria canção é “fora de normal”, em que “ninguém diria” que esta música foi “feita há 30 anos”.

 

Os outros álbuns de Rita Guerra eram “mais eléctricos” e “mais virados para o rock”, mas, admite a cantora, ‘Luar’ é “declaradamente acústico” e “intimista”.

 

“Foi uma transição não planeada de um [disco] eléctrico para um acústico e achámos engraçado dar uma cor diferente a um trabalho próximo”, detalha.

 

Neste sentido, Rita Guerra afirma que as canções que lhe “chegaram às mãos” serviam “perfeitamente” para este tipo de sonoridade, o que possibilitou adoptar o acústico “assumido” e conceder “mais espaço à voz” e “dar azo” a interpretações mais intimistas do que aquilo que “é habitual” ouvir nos temas da artista.

 

A escolha das letras que compõe ‘Luar’ foi “fácil”, já que, diz Rita Guerra, as primeiras canções apresentadas foram logo “aceites”, porque são escritas por compositores que a “conhecem há algum tempo” e sabem os seus próprios “gostos”.

 

O novo trabalho de Rita Guerra ocupa o primeiro lugar da tabela de vendas nacional. Ao saber da notícia pela primeira vez, Rita Guerra confidencia ao Expressões Lusitanas que reagiu com uma “histeria contida”.

 

“Foi uma surpresa muito positiva e inesperada entrar directamente para o top na primeira semana, o que é sinal de que realmente valeu a pena, de que o público estava à espera e de que gostou muito”, afiança.

 

A tournée de Rita Guerra para apresentar o novo disco começa no dia 9 de Abril no Centro Cultural Olga Cadaval, na vila de Sintra.



publicado por Expressões Lusitanas às 17:56 | link do post

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.